sexta-feira, 19 de outubro de 2012

MODO SUJO DA DIREITA AGIR


Justiça tira do ar blog tucano imitando site de Haddad

Liminar determinou que Google eliminasse blog que ataca Haddad se fazendo passar por site oficial

As baixarias contra o candidato petista a Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT), se multiplicam pela internet. Um dos exemplos é o blog que imita todo o projeto gráfico do site oficial de Haddad, um esforço trabalhoso e sofisticado demais para ser feito por amadores. O blog propostashaddad13.blogspot.com.br foi denunciado por se propor a ser um site de propostas da campanha petista, no entanto, o site apresentava mentiras e ataques ofensivos ao candidato.
O blog ganhou projeção com a divulgação feita em primeira mão por João Guariba, assessor do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Algumas das propostas que aparecem no blog foram ironias feitas pelo próprio senador, durante o lançamento do programa de governo de José Serra, na última segunda-feira (15).
Confundindo o eleitor
Caso se confirme a autoria por Guariba, sua situação é irregular porque ele teria que se licenciar do Senado para fazer parte da campanha de Serra. A página também é ilegal porque deturpa a campanha de Haddad e se apropria da identidade visual do candidato para confundir o eleitorado.
Os textos apresentam números sem oferecer fontes e raciocínios sem lógica. Em uma das “propostas”, afirma-se que Haddad vai criar 50 escolas de lata, medida que não tem correspondência no programa de governo do candidato. “Esta é até óbvia. Haddad foi um Ministro da Educação que só meteu os pés pelas mãos. E como o PT tem, historicamente, uma queda por escolas construídas de forma porca, pode ter certeza de que essa praga vai voltar. Se você quer seus filhos estudando um verdadeiros fornos, sem conforto, sem estrutura, é só votar no Haddad”. Em outro texto, o autor diz que o governo federal “deve mais de mil creches”. A conclusão é que um político que não cria creches vai acabar com o Ensino Técnico em São Paulo.
Decisão judicial
O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Henrique Harris Júnior, concedeu liminar ao pedido feito pelo candidato Fernando Haddad (coligação Para Mudar e Renovar São Paulo) determinando que a Google Brasil Internet Ltda. providencie a imediata retirada do ar de um blog que aparenta pertencer ao candidato. A decisão determina ainda que a empresa forneça o identificador do responsável pelo blog, bem como o provedor. O descumprimento da decisão acarreta multa diária de R$ 5 mil à companhia.
Harris Júnior afirma, em sua sentença, que, na análise preliminar da causa, verifica-se referência negativa à candidatura de Haddad por meio de supostas propostas de governo atribuídas a ele. Segundo o juiz, as mensagens são “passíveis de enquadramento, em tese, como ofensivas e sabidamente inverídicas, inclusive com o emprego de imitação das fontes, cores e símbolos utilizados na sua campanha”.
A Google tinha 48 horas para apresentar defesa, mas preferiu retirar o blog do ar, deixando no lugar o seguinte texto: “O blog foi removido. Desculpe, o blog em propostashaddad13.blogspot.com foi removido. Esse endereço não está disponível para novos blogs”.
Cabia recurso mas a campanha adversária não quer assumir o blog como seu, embora tenha usufruído de seu efeito no período em que esteve aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.