segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ENTULHO TELEVISIVO

Em pesquisa, população desfia críticas à programação da tevê

Mais da metade dos brasileiros acha que emissoras tratam menos do que deveriam dos problemas do país, e 43% não se identificam com o que é exibido na telinha
São Paulo – A televisão não trata dos problemas do país com a frequência que deveria, além de nem sempre mostrar a diversidade do povo brasileiro, assegura a pesquisa “Democratização da Mídia”, conduzida entre os meses de abril e maio pela Fundação Perseu Abramo, entidade ligada ao PT.
Quase 57% da população acredita que as emissoras poderiam se dedicar mais à discussão das mazelas nacionais. Porcentagem um pouco menor (54,3%) acha que a programação não dá muita ênfase à pluralidade étnica, cultural, religiosa e política da população – 22% observam que a tevê simplesmente não mostra essa variedade.

O resultado dessa percepção é que 51% dos brasileiros creem que a televisão não mostra a realidade, e 43,3% não se reconhecem na tela ao ligar seus aparelhos. Quando questionados sobre se a tevê “defende interesses de pessoas como você”, 55,4% responderam que “só de vez em quando”. Para 28,5%, os canais “nunca” estão ao seu lado. Também “só de vez em quando” a televisão mostra “pessoas que pensam como você”.

A pesquisa da Fundação Perseu Abramo também detectou como os brasileiros veem o tratamento dado pelas emissoras a negros, nordestinos e mulheres. Entre 45% e 50% dos entrevistados acreditam que os canais de tevê costumam tratar essas populações com desrespeito. Mais da metade acredita que os negros aparecem menos do que deveriam. Para 38,5%, os programas infantis contribuem “negativamente” para a educação das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.