quinta-feira, 26 de abril de 2012

FILHO DE TUCANO, TUCANINHO É...


A poucos meses do fim do mandato, promessas de Kassab ficam no papel

Metas prioritárias da administração do prefeito Gilberto Kassab (PSD) como a construção de três novos hospitais, zerar o déficit de vagas em creches e a construção de 66 quilômetros de corredores de ônibus dificilmente serão cumpridas. A avaliação é do coordenador da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, após divulgação do relatório de 2011 do Programa de Metas da cidade de São Paulo, chamado de Agenda 2012, na semana passada. “As metas que considerávamos prioritárias e foram utilizadas na campanha eleitoral como promessa de campanha, o que obviamente deve ter contado para ajudar na reeleição (de Kassab), estão muito distantes de ser cumpridas”, disse. Também houve baixo cumprimento de metas de iluminação pública, de drenagem urbana e na implementação de postos para coleta seletiva. (Foto: CC/Paulo Fehlauer/Flickr)

O relatório da prefeitura de São Paulo sobre o desempenho de Kassab até 2011 aponta o cumprimento de 61 (27%) das 223 metas propostas por ele em 2009, no início de seu atual mandato. De acordo com o site que monitora as ações da Agenda 2012, até hoje (24), as metas atingidas chegaram a 73 (32,7%) de cumprimento do programa de governo. Outras 149 estão em andamento e uma não foi iniciada – a meta relativa a investimentos no Rodoanel.

Entre as metas deficitárias citadas pelo coordenador da Nossa São Paulo, o site da Agenda 2012 aponta que apenas quatro dos 1 mil postos de coleta voluntária de materiais recicláveis foram instalados. Em relação à implementação de 66 quilômetros de corredores de ônibus, o local mais avançado, o “binário Santo Amaro”, que deverá ter oito quilômetros, encontra-se na fase de edital de obras. O corredor Varginha, o local mais atrasado, que terá quatro quilômetros, ainda está em fase de definição da região.

O levantamento também demonstra que a construção dos três novos hospitais prometidos está em fase de licitação e ainda não entrou na fase de obras. Dos 16 mil novos pontos de iluminação prometidos, 2.267 foram instalados. Já a meta de atendimento a 100% das crianças cadastradas para vagas em creches, com idade de zero a quatro anos, tem previsão de atendimento a 16.871 crianças este ano, apesar de dados da Secretaria Municipal de Educação em 2011 apontarem mais de 147 mil crianças em fila de espera de vaga.

Inconsistências

Segundo Broinizi, apesar de melhorias no detalhamento do relatório de 2011, há inconsistências nas informações e dificuldade de acompanhamento do real cumprimento das metas. “A meta 117 aponta 100% das secretarias municipais com compras públicas sustentáveis, mas pedimos a comprovação desse item e a prefeitura não forneceu”, descreveu.

Outro problema foi detectado no cumprimento da meta 174 – preparação da cidade para ser sede da copa do mundo de futebol de 2014, dada como cumprida. Entretanto, no detalhamento, o dirigente da Nossa São Paulo detectou que as fases ainda estão em definição. “Há problemas no relatório que precisa ser melhor explicado”, disse.

Embora haja um conselho consultivo da agenda, o acompanhamento é “questionável”, conforme o ativista. “O conselho não tem a legitimidade que gostaríamos que tivesse, passando por um longo processo de escolha, debate na sociedade, para que pudéssemos eleger pessoas representativas e com qualificação técnica para acompanhar as metas”, avaliou. “A sociedade, a imprensa, todos devem ficar atentos e fiscalizar a execução das metas porque elas têm endereço.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.